Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1617-11-09 (Produção)
Nível de descrição
Documento simples
Dimensão e suporte
2 fls.
papel
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Termo do contrato do retábulo do altar-mor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, atribuído a Salvador Mendes de Faria, da cidade de Lisboa, na freguesia do Espírito Santo, no valor de duzentos mil réis, até dia da Visitação de Santa Isabel do ano de 1617.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O retábulo será conforme ao da capela-mor da cidade do Porto e será pintado por Simão Rodrigues, da cidade de Lisboa. No impedimento deste, virá o pinto André Pires, seu companheiro.
Nota
Comtrato do retábulo
[fl. 32r]
Nós o provedor e irmaos da Casa da Santa Mizericordia desta villa de Barcellos abaixo assinados nos obrigamos por este pelo escrivão da meza feito e por todos assinado de dar dozemtos mil reis de dinheiro de comtado a Salvador Mendez de Faria morador na cidade de Lisboa ao Espírito Santo com tamto que nos de dourado estofado e pimtado o retábulo do altar mor desta dita Casa da Misericordia ate dia da Vizitação de Santa Isabel do ano que vem de seiscemtos e dezoito e o dourado e estofado do dito retábulo sera comforme ao do retábulo da capella mor da cidade do Porto e ser apimtado por Simao Rodriguez morador na cidade de Lisboa que pimtou o dito retábulo da Sé e não podemdo elle vir sera por Amdre Pires companheiro do dito Simao Rodriguez. E nos obrigamos a lhe não remover nem tirar [fl. 32v] a obrigação de pimtar dourar e estofar o dito retábulo pello dar a outros ofeciais amtes daqui por diante lhe avemos per dada a dita obra e isto com comdiçao que demtro de hum mês da feitura desta entrega procuração do dito Simao Rodriguez ou seu companheiro digo de seu companheiro Amdre Pirez pera comforme a isso se fazer escritura pubriqua com as obrigações necessárias e as segimtes comvem a saber lhe daremos logo sesemta mil reis em dinheiro de comtado per todo o mês de novembro prezente e os coremta reis que faltao pera semto per todo janeiro e pella Pascoa de frores sem cruzados e os sesemta mil reis que faltao pera per emcher a copia dos duzemtos mil reis. Lhe daremos dia de Samta Isabel do mesmo ano de seiscemtos e dezoito e não acabamdo elle Salvador Mendez de Faria o dito retábulo no dito dia atras declarado lhe não daremos mais que semto e oitemta mil reis e se revora e fara com todas as mais clauzullas e consisois com que o bispo do Porto lhe deu o seu retabolo comforme a escritura de obrigação que dito se fez com elle Salvador [fl. 33r] Mendez e pro verdade se mandou fazer este termo de comtrato que o dito Salvador Mendez de Faria se obrigou a comprir per sua pessoa e bens e sendo necessário disse que dava fiansa chã e abonada estando a todo presente a Andre Cavallo da Silveira e o licenciado Jeronimo Coelho e Ambrozio Pereira todos moradores nesta villa que todos aqui asinarao com o provedor e mais irmaos. Feito em meza aos nove dias do mês de novembro de mil e seiscentos e dezassete ano ut supra. E eu Gaspar de Mariz Mattos escrivão da Caza que o escrevi.
[Assinaturas:]
GASPAR DE MARIZ
PROVEDOR FRANCISCO DE MARIZ FARIA
GASPAR VAZ VILAS BOAS
SALVADOR MENDES
ANDRE CAVALLO DA SILVEIRA
DOMINGOS LOPES
AMBROSIO PEREIRA
ANTONIO
FRANCISCO CARVALHO DA COSTA