Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1602-01-18 (Produção)
Nível de descrição
Documento simples
Dimensão e suporte
3 fls.
papel
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Acórdão sobre o lugar que se deu na capela-mor para a sepultura de Álvaro de Vilas Boas, para ele e seus herdeiros, abaixo dos degraus do altar-mor.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
- latim
Notas ao idioma e script
manuscrito
Características físicas e requisitos técnicos
estado de conservação: mau
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
TRANSCRIÇÃO:
[fl. 6r]
1602
Do lugar que se deu na capella mayor pera a sepultura de Alvaro de Villas Boas pera elle e seus herdeiros.
Aos dezoito dias do mês de janeiro do anno de mi le seiscentos e dous forao juntos em mesa o provedor e irmaos abaixo assinados pera consultarem sobre ho requerimento que se fes por parte de Alvaro de Villas Boas e sua mulher Madanella das Neves moradores nesta villa por parte … foy dito que esta casa lhe s devia avia três anos pouco mais ou menos quinze mil e duzentos e oitenta reais como constava da certidão e conhecimento do provedor e irmaos que enta oerao o qual dinheiros que lhes devia de .. que vendeo pera os tirantes da igreja .. e davao os ditos quatorze mil e duzentos e oitenta reais d’esmola que lhes avião de dar hua sepultura dentro da capella mor da dita casa … dos degraos do altar mor pera eles e seus herdeiros pera sempre he consultado pello dito provedor e irmaos e tomados votos dicerao todos que lhes parecia bem de a receberem a sepultura como pediao vista a esmola que davao .. casa a qual sepultura lhe davao .. dita capella … da parte da Epistola e assinarão o provedor
[fl. 6v]
E irmaos … digo a consultarao … fosse por serviço … casa dos ditos Alvaro de Villas Boas e sua mulher … pera … delle e eu Belchior Ferraz escrivão da casa que ho escrevi.
[Assinaturas:]
BELCHIOR FERRAZ
PROVEDOR DIOGO PEREIRA
VICENTE RODRIGUEZ
ANTONIO JACOME
FRANCISCO GONÇALVEZ
BELCHIOR MARTINZ
BELCHIOR MACHADO
FRANCISCO DE GOUVEA
GASPAR DE VILAS BOAS
ANTONIO …
E logo no dito dia mês e ano atras escrito na dita villa de Barcellos e pousadas de Alvaro de Villas Boas onde eu Belchior Ferras escrivao da casa fuy em comprimento do termo atras escrito do dito Alvaro de Villas Boas a qual ly o termo atras e consulta e consentimento do provedor e irmaos aa dita casa e lido e entendido della dice que ella consentia e avia por bom que os quatorze mil e tantos reais que a casa lhe devia há seu marido de lhe fazer esmola deles a casa da misericordia como no termo se declarava e isto consentia e queria que ouvesse efeito en seu nome e do dito seu marido como bastante procurador delle era com as mesmas declaraçois conteúdas no termo estando por testemunhas Bento de Moura Pais e Francsico de moura Mariz he Belchior Machado moradores na dita villa e ella rogou a belchior Machado que por ella assinasse o qual assinou a seu rogo e eu Belchior Ferraz escrivão da casa que o escrevi.
[Assinaturas:]
BENTO MOURA PAES
MELCHIOR MACHADO
FRANCISCO DE MOURA MARIZ