
Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1795 (Creación)
Nivel de descripción
Unidade de instalação
Volumen y soporte
1 liv.
340x225
papel
Área de contexto
Nombre del productor
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Contém índice; registo de privilégios, acórdãos e provisões, capelas e legados, bens e rendas por freguesias, mapa dos rendimentos dos bens da gafaria e hospital.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
- latín
Notas sobre las lenguas y escrituras
manuscrito
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Termo de abertura de 13 de dezembro de 1795
Notas
Escrivão Manuel José da Costa Felgueiras Gayo
Notas
Reorganização do arquivo: Felgueiras Gayo, como administrador dos bens da Misericórdia de Barcelos, cabia-lhe a responsabilidade de zelar pelas provas administrativas e legais que sustentavam as suas possessões e direitos. Como prova do que acabamos de afirmar temos o Livro dos termos e deliberações da mesa desta santa casa da misericórdia de Barcelos de (1765-1803) que nos diz o seguinte:
"Aos dez dias do mês de maio de 1795 estando o cabido e provedor e mais secretários abaixo assinados se deferiu (…) que se mandassem encadernar os títulos que andam avulsos desta Santa Casa, se ponham em livros e se encadernem os títulos que se puseram em melhor letra e igualmente a cópia dos tombos desta mesma Santa Casa e o mais que for necessário a respeito da boa ordem do cartório. Manuel José da Costa Felgueiras Gayo, escrivão da mesa." AHSCMB - Livro dos termos e deliberações da mesa desta santa casa da misericórdia de Barcelos (1765-1803), fl. 103.
Para corroborar o que acabamos de afirmar, Felgueiras Gayo redige do “Repertorio do archivo da Santa Casa” uma introdução dirigida ao provedor, datada de 13 de dezembro de 1795, onde adverte para o estado de confusão e desorganização em que se encontrava o arquivo da Misericórdia do Barcelos, e explica como procedeu à sua reorganização. Começou por ler os todos os títulos e livros da casa, como os dos acórdãos da receita e despesa, e depois elaborou índices claros e legíveis, em letra inteligível e ainda:
"Porém lembrou-me que este meu laborioso trabalho ficava como encerrado em cada um dos ditos livros e que, por isso, seria de suma utilidade fazê-lo público, aparecendo em um livro no qual por um golpe de vista, se soubesse tudo o que contém o cartório desta santa casa, formado em diferentes assentos em que se apontasse o que havia a respeito de cada um [...], evitando o trabalho de duvidosas e dificultosas buscas e de não poder achar alguma coisa como várias vezes tem acontecido, ou de vir ao cartório ou conduzir livros para fora do arquivo. Estimarei que este meu projeto tenha a aprovação de vossas senhorias, senão pelo trabalho que tive, ao menos pelo desejo que sempre me acompanhou de fazer tudo em utilidade desta santa casa. De vossas senhorias. Barcelos, 13 de dezembro de 1795. Manuel José da Costa Felgueiras Gayo."
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Básico
Fechas de creación revisión eliminación
Idioma(s)
Escritura(s)
Nota del archivista
AV
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
20220808_112838.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Imagen
Tipo de documento MIME
image/jpeg