Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
- HSCMB
- Archief
- 1499-
Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
121 results with digital objects Show results with digital objects
Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Regulamento Serviços de Enfermagem do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Livro do serviço e fábrica da Confraria do Santíssimo Sacramento da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Contém termo de capelania ao mestre Francisco Gomes da Silva, petição e aceitação do sacrário oferecido por Isabel Salgado, donzela.
Regulamento do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Regulamento do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos: administração, conselho médico e direção clínica, assistência aos enfermos, visitas, arsenal cirúrgico, farmácia, casa mortuária, secretaria, tesouraria, capelania, porteiro, asilo de inválidos.
Contém aprovação do governo civil.
Regulamento do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e Asilo é um regulamento bastante semelhante ao anterior, observando apenas pequenas alterações, como pequenos novos cargos, algumas mudanças de designações, mas principalmente um melhor esclarecimento dos serviços clínicos que o Hospital possuía.
Secção constituída com registos de acórdãos, deliberações e eleições dos órgãos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
Cópia autêntica do Tombo da Gafaria e Hospital de Barcelos
Cópia autêntica do Tombo da Gafaria e Hospital de Barcelos, mandada elaborar pelo Provedor Manuel Felgueiras Gayo.
Contém cópia da provisão de D. Manuel I de 12 de maio de 1520.
Gestão da informação e documentação
Esta secção contém registos da correspondência recebida e expedida pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. É composta pelas seguintes séries: correspondência, inventários e catálogos, registo de Editais, anúncios e representações e requerimentos.
Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Secretário de Estado, escreve ao provedor e irmãos da Misericórdia de Barcelos para que se faça esmola voluntária, para o resgate de grande número de cativos que se encontram em Meknés, Marrocos.
D. Catarina, duquesa de Bragança, envia carta à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos com quarenta cruzados da sua esmola, para obras na Santa Casa.