Zona de identificação
Tipo
Função
Forma autorizada do nome
Definitório
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
Classificação
Zona do contexto
Datas
1887
Descrição
O Definitório ou inicialmente designado de Junta de Definidores, constituído primitivamente por 5 irmãos nobres e 5 “plebios” passou, desde 188792, a ser composta por 9 irmãos efetivos, inicialmente eleitos bienalmente e a partir de 191793 eleitos trienalmente. Sendo uma delegação de poderes da Irmandade, é um órgão consultivo e deliberativo. Como órgão consultivo, reúne-se conjuntamente com a Mesa, sob a presidência do Provedor. Como órgão deliberativo funciona em separado da mesa, sob a presidência de um dos vogais, servindo de secretário um outro que nomear, sendo sua responsabilidade emitir pareceres e coadjuvar a Mesa Administrativa em questões mais técnicas da Irmandade.
1887 - Artigo 45º
As atribuições do definitório são consultivas e deliberativas. Artigo 46º Como corpo consultivo reúne-se o definitório conjuntamente com a mesa, sob a presidência do provedor, e incumbe-lhe emitir o seu parecer em todos os assumptos sobre que este compromisso exige o seu voto, ou um que for consultado pela mesa. Artigo 47ºComo corpo deliberativo funciona definitório em separado da mesa, sob a presidência de um dos vogais que escolher, servindo de secretário um outro que nomear, e compete-lhe:1º Aprovar os regulamentos organizados pela mesa;2º Criar, sobre proposta da mesa, os empregos que forem necessários ao desempenho dos serviços e interesses da Santa Casa, arbitrando-lhes os respectivos ordenados;3º Resolver, sobre proposta da mesa, acerca de qualquer aumento de ordenado ou remuneração aos empregados;4º Dar parecer, por escrito, sobre o relatório e contas da mesa; 5º Deliberar sobre a aquisição por título oneroso de bens imobiliários indispensáveis ao desempenho de serviços e obrigações da irmandade, bem como sobre a sua alienação;6º Resolver acerca do levantamento de capitais, alienação de títulos que não forem inscrições de assentamento e bens mobiliários.
Histórico
'Segundo o dicionário de José Pedro Machado (edição da Sociedade da Língua Portuguesa), definitório é a assembleia de definidores (no sentido de conselheiros ou superiores) em certas ordens religiosas. Percebe-se então o sentido atribuído nos estatutos, hoje, das Misericórdias.'
A eleição dos definidores era feita no dia de São Lourenço à tarde, dia 10 de Agosto, ficando os 20 definidores eleitos em exercício durante um ano completo.
Legislação
Área de relacionamento
Zona do controlo
Identificador da descrição
Definitório
Identificador da instituição
SCMB
Regras ou convenções utilizadas
ISDF: Norma internacional para descrição de funções. [Em linha]. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008. Disponível em: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/ISDF.pdf
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Mínimo
Datas de criação, revisão ou eliminação
Línguas e escritas
- português
Script(s)
- latim
Fontes
Correia, E. M. G. (2013). O arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos: Estudo e Tratamento Arquivístico-Modelo Sistémico. Faculdade Letras da Universidade do Porto (tese de mestrado)