Documento simples 00001 - Compromisso do Governo do Hospital

Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

HSCMB-A-001-00001

Título

Compromisso do Governo do Hospital

Data(s)

  • 1716- (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 cad.
300x215
papel

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Livro do Compromisso do Governo do Hospital.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

  • latim

Notas ao idioma e script

manuscrito

Características físicas e requisitos técnicos

estado de conservação: mau
contém fólios com fita cola

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Existe uma cópia

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Desejando nós o provedor e mais irmãos da mesa da Santa Casa da Misericórdia desta vila de Barcelos dar uma forma e modo que por ele pudesse governar-se o hospital novamente erigido na mesma Santa Casa determinamos mandar chamar a dita mesa, os provedores e escrivães que até este tempo tinham servido e se achassem nesta vila como também convocar os mais irmãos, assim de maior como de menor condição, para que na presença de todos pudesse tratar-se e conferir o que mais conviesse a bem do governo do tal hospital, sendo a primeira cousa a arbitrar a renda para ele, para que conforme esta pudessem prudencialmente serem admitidos os pobres enfermos, a que pudesse também suprir a mesma renda e que quando pelos tempos adiante houvessem de crescer mais as esmolas e legados para o tal hospital, a este respeito poderiam admitir-se mais ou menos pobres e que para estes serem admitidos pelo provedor que agora é e pelos mais que ao depois lhe sucederem, haviam de preceder primeiro às informações como também ao médico do partido, a respeito do achaque porque há muitos que se não costumam curar em os hospitais e ainda dos que se curam em alguns, como é o gálico, se não poderão curar em este tal hospital, tanto por não haver para isso as roupas necessárias, como por faltar a renda competente declarando mais outras circunstâncias, tanto a respeito do mesmo provedor como do escrivão e irmãos dos meses, capelães da Santa Casa, hospitaleiro e hospitaleira, médico e cirurgião do partido, o que tudo constava com clareza e distinção por capítulos que todos foram vistos e examinados, para melhor poderem observar-se de toda a Irmandade e achando serem em tudo conformes a razão, assim para o bom governo do dito hospital, como para melhor serviço de Deus e mais caridade para com os pobres enfermos, de comum parecer e consentimento aceitaram e aprovaram os ditos capítulos na forma mencionada e que estes poderiam só seguir-se e guardarem-se e como assim se determinou se assinaram todos na mesa.

Nota

validação: assinaturas

Livro com 16 fólios numerados e rubricados

Nota

Contém notas marginais

Nota

é o regulamento mais antigo no que toca aos estabelecimentos da SCMB, e trata tal como o nome indica, da organização do Hospital. Além disso, permite observar como se organizavam outros sistemas da Misericórdia como a Igreja e faz ainda menção a uma Casa de Peregrinos, que ocupava uma parte do dito Hospital. Segundo o próprio documento, este nasce da necessidade de regulamentar o Hospital, mas também da questão das rendas, para que, segundo o texto, se pudesse
estabelecer um limite à ajuda prestada pela SCMB, tendo sempre em conta que conforme aumentassem os Legados e esmolas proporcionalmente se aumentaria o campo de ajuda, mas sempre tendo em conta que a ajuda prestada seria sempre aos mais desfavorecidos, frisando-se, várias vezes, a necessidade de provas de pobreza.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

  • latim

Fontes

Correia, E. M. G. (2013). O arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos: Estudo e Tratamento Arquivístico-Modelo Sistémico. Faculdade Letras da Universidade do Porto (tese de mestrado)

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados

Depósito físico

  • Pasta: AC P2