Showing 1 results

Geauthoriseerde beschrijving
Confraria de Santa Gertrudes

Confraria de Santa Gertrudes

  • CSG
  • Instelling
  • 1790-1870

As confrarias (também designadas confradias por serem constituídas por confrades, irmãos) tiveram grande incremento nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, sendo objeto de muitas doações por parte dos devotos que acreditavam poder “comprar”, por meio das ofertas e indulgências, um lugar no Céu.
A génese da criação da Confraria de Santa Gertrudes - monja beneditina -, no âmbito da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, está no requerimento apresentado pelo mesário José de Almeida Castelo Branco Bezerra, senhor da Quinta de Pereiró situada na freguesia de S. Paio de Carvalhal, à Mesa, o qual foi apreciado em reunião do dia 13 de maio de
1790, sendo provedor Francisco Xavier Cordeiro da Nóbrega. Encontrando-se em franco crescimento, em Portugal, a devoção a Santa Gertrudes, a Magna, não nos surpreende que José de Almeida Bezerra tenha apresentado um requerimento. O seu pedido foi atendido e as imagens de Santa Gertrudes, a Magna, e de Santa Isabel foram colocadas no altar-mor, a primeira, do lado do Evangelho, e a segunda, da parte da epístola.